quinta-feira, 13 de junho de 2013

Ansiedade e Fobia ;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;; Como resultado de uma convivência com a ansiedade, você está vulnerável ao desenvolvimento de fobias. Por exemplo, eu tive distúrbio de ansiedade por anos e consequentemente desenvolvi síndrome do pânico e como se não bastasse, também Agorafobia (medo de estar sozinho, medo de passar mal em local público, dependência de outros, sentimento de que o ambiente é irreal, agitação, tremor... enfim). Uma coisa nada legal de se acontecer com uma menina de 20 e poucos anos. Mas, aconteceu e nada eu puder fazer senão lutar contra isso e sim, vencer. Ter medo de tudo não é uma coisa exclusiva para mim ou para você. Há milhares de pessoas em todo o mundo que têm algum tipo de fobia. O número de fobias que existem é incompreensível e até mesmo inclui coisas aparentemente tolas, como por exemplo a cacofobia ou o medo da feiúra. O problema é que quando você tem transtorno de ansiedade, é extremamente fácil desenvolver e até mesmo criar fobias. Acontecia comigo o seguinte: se eu não me sentisse bem um dia na academia, não queria mais ir lá. Como se eu fosse passar mal de novo se eu fosse. Quando eu passava mal no trabalho, era um tormento... eu não podia largar tudo e sair correndo pra casa, como era o que eu queria fazer. Se eu visse qualquer notícia na televisão sobre, por exemplo, bactéria na comida, eu já ficava paranóica em comer fora de casa. Enfim, acabei criando uma bola de neve e acabei vivendo uma vida cheia de medo e consequentemente, cheia de limites. Eu não queria mais ficar sozinha nenhum minuto. Achava que eu ia passar mal e ninguém estaria lá para me socorrer... e então, sem socorro, eu morreria. Enfim, parece uma loucura aos olhos de uma pessoa “normal”, que não teve e não sabe o que é viver com síndrome do pânico e transtorno de ansiedade. Aliás, uma parte muito difícil desse mal é se afastar de seus amigos. Não poder contar com eles, porque eles não te entendem... ou porque você acaba tendo vergonha de contar a eles o que está acontecendo com você. Enfim, acabamos por nos tornar “anti-sociais”... e tudo acaba virando uma bola de neve. Portanto, tenha cuidado e para não replicar os seus medos e transformá-los em fobias. Se concentre em neutralizá-los. Como? É simples. Lembre-se que nenhum desses medos que sentimos, faz sentido! Todas as vezes que você achou que fosse desmaiar, você desmaiou? Toda vez que achou que fosse ter um ataque cardíaco, você teve? Você morreu? Não! Então, esses medos são peças que a nossa mente nos prega e precisamos “educá-la” para que ela não continue fazendo. E a única forma de “educá-la”, é não dar razão à ela. É não acreditar do que ela quer que a gente acredite. É por exemplo, respirar fundo e pensar que nada vai acontecer com você quando toda aquele pânico bate. Fique simplesmente tranquilo, relaxe... e ele vai embora tão rápido como veio. Você precisa se expor (gradualmente) à fonte do seu medo e enfrentá-lo tranquilamente (por mais difícil que seja!). É possível aceitar a sua ansiedade 100% e assim aliviar todos os males que vem com ela também. A aceitação não é fácil, mas é de longe a forma mais eficaze mais acessível de tratamento. Ter fobias é normal, quase todo mundo tem uma. Mas o problema é quando você vira escravo delas. Por exemplo, viver é bem mais fácil pra uma pessoa que tem Coulrofobia (medo de palhaço), do que pra uma pessoa que tem Agorafobia. Ninguém vê palhaços o dia inteiro pela cidade, né? Logo, a Agorafobia limita muito mais a pessoa, do que a Coulrofobia por exemplo. Mas ambas são fobias. E fobia é algo com o qual você não tem que conviver para sempre. Só depende de você se livrar de seus medos. Eu sugiro que você desafie seus medos e os desmascare. Como eu disse, prove pra si mesmo que esse medo não tem fundamento. Você tem medo da sua ansiedade e pânico e, portanto, permite que ela controle você. Você vive com medo de ter um ataque de novo, não é? Confie em mim, eu sei o que é ter transtorno de ansiedade, síndrome do pânico e todos os seus derivados... é realmente assustador. Mas também sei que, mesmo assim, ainda se pode chegar lá e fazer coisas que você pensa que você não pode mais fazer. Não precisa correr e nem ter pressa. Engatinhe, se precisar, mas não tenha medo de enfrentar seus medos. Acredite, essa é uma das coisas mais libertadoras que você pode fazer! lunna

2 comentários:

  1. Parabens pelo seu trabalho. Tenho 23 anos e a 3anos sofro de sindrome do panico. Tem hras q acho q vou morrer do coracao, e msmo sentindo isso a 3 anos ainda acho q uma hr vo morre kkkk tenho mt vontade de fazer academia mas acho q nao tenho controle sobre o meu coracao e por mais q eu respire parece q nao eh o suficiente para ele voltar ao normal.. Eh mt ruim viver assim..q deus te abencoe sempre e o meu sonho eh ser psicologa para ajudar as pessoas com sindrome do panico. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu simplesmente amei toda a matéria muito obrigada !

    ResponderExcluir