sábado, 18 de maio de 2013


LIBERTE-SE DOS SEUS PENSAMENTOS CATASTRÓFICOS

A marca registada e o grande motor do seu transtorno de pânico é a sua crença de que as sensações físicas são perigosas. Qualquer pessoa com transtorno do pânico deve fazer um checkup médico completo antes de começar com qualquer terapia cognitivo-comportamental. Depois de comprovar que não existe nenhum problema médico, tente distanciar-se das suas sensações e olhá-las mais racionalmente. Apresento algumas interpretações mais razoáveis:
BATIMENTOS CARDÍACOS ACELERADOS, FALTA DE AR

Pensamento de pânico: Eu estou tendo um ataque cardíaco.
Resposta racional: No meu exame médico eu não tinha qualquer problema cardíaco. Eu já tive estas sensações antes e nenhum me provocou qualquer dano. O meu cérebro está a enviar-me um alarme falso, dizendo-me que estou em perigo, quando na realidade não estou. A minha reação é simplesmente a resposta normal do meu corpo a um alarme, a uma reação de medo, imaginada por mim mesmo.
TONTURA, FRAQUEZA, DESORIENTAÇÃO

Pensamento de pânico: Estou prestes a entrar em colapso ou a desmaiar.
Resposta racional: Este é um fenómeno temporário causado pelo facto de que o meu sangue está circulando em diferentes partes do meu corpo para longe do meu cérebro. Se me sentar calmamente e respirar normalmente eu vou retornar a um estado de calma e as tonturas irão passar.
PENSAMENTOS A CEM À HORA, AGITAÇÃO

Pensamento de pânico: vou começar a gritar e perder o controle.
Resposta racional: não há motivos para gritar. Eu não tenho nenhuma ideia clara do que “perder o controle” significa. Eu posso observar os meus pensamentos a cem à hora sem qualquer perigo, posso simplesmente assistir aos meus pensamentos negativos, perceber o seu conteúdo, mas não os seguir.
AUMENTO DA INTENSIDADE DOS SINTOMAS FÍSICOS

Pensamento de pânico: O meu pânico está a escalar. Se ele não parar, eu vou ficar maluco.
Resposta racional: Os ataques de pânico são auto-limitados. Depois de atingirem um pico máximo de sensações desagradáveis, estas começam a diminuir por conta própria. As sensações de pânico são simplesmente o resultado da excitação e não representam nenhum perigo para mim.
ataque de pânico

Nenhum comentário:

Postar um comentário