domingo, 19 de maio de 2013

respiração diafragmatica

"Você é ansioso, impaciente e agitado? Está sempre pensando no futuro com expectativas? Anda e come depressa? Fala muito? Antecipa os acontecimentos, criando muitas fantasias em sua imaginação? Tem insônia? Vive preocupado? Alimenta pensamentos negativos? Tem dores crônicas? Sente muitos medos?

Se a resposta é sim para muitas dessas perguntas, você precisa aprender a relaxar e ter uma melhor qualidade de vida.

O primeiro passo para melhorar é saber como você respira. Antes de começar a relaxar e a dissolver a ansiedade, você precisa conscientizar-se da sua maneira de respirar.

Esse é um aspecto muito importante para você começar a sentir apaziguamento, relaxar e meditar.

Existe uma relação entre a respiração e o nosso estado emocional. Quando estamos calmos, estamos respirando tranquilamente e quando estamos ansiosos, nossa respiração está agitada. A respiração e a mente estão intimamente ligadas. Ao aquietar sua respiração, sua mente automaticamente se acalma.

A Filosofia do Yoga é a ciência de respirar bem e ensina a consciência da respiração para acalmar a mente e o estado emocional.

O Yoga recomenda a respiração abdominal, também chamada de respiração diafragmática. Essa respiração deve ser abdominal, silenciosa, nasal, harmônica e lenta.

Aprenda a respirar conscientemente

Vamos fazer uma vivência para você ter consciência dessa respiração:

1. Deite-se de costas em um lugar confortável. Ou pode também sentar-se em uma cadeira.


2. Coloque uma das mãos sobre o osso do peito e a outra sobre o umbigo.


3. Feche os olhos e observe o fluxo da respiração. Perceba o que se move quando você inspira e expira.


4. Se seu abdômen sobe e desce naturalmente, sem você forçar nada, você já está respirando de maneira abdominal. Se perceber que seu tórax está subindo e descendo a cada respiração, você ainda precisa praticar a respiração diafragmática.

A respiração abdominal acontece naturalmente quando você dorme ou relaxa profundamente, mas para que seu corpo registre isso acordado, e possa respirar assim na sua vida diária, é muito bom praticar isso com regularidade.

Perceba que ao inspirar, você distende os músculos do abdômen para os lados, fazendo o umbigo movimentar suavemente para frente. Ao expirar, perceba que os músculos do abdômen se contraem suavemente para dentro, trazendo o umbigo para dentro.

A respiração deve ser silenciosa, nasal, tranquila. Deixe que o ritmo natural da respiração se instale. Não faça nada para respirar. Não fique querendo controlar a respiração ou brigar com ela. Aceite o ar que entra em seu corpo como um carinho, aceite o ar que sai do seu corpo livremente, sem resistência.

Sinta a respiração tranquila como uma música de ninar você, como a canção da vida apaziguando você."


Nenhum comentário:

Postar um comentário